CONSTRUÇÃO DA MARCA ENFIM EM DIFERENTES CANAIS DE VENDA

Desafio

Lançar a Enfim Webstore, com o objetivo de contribuir para a construção da marca, gerar procura no PDV físico e realizar esta operação sem gerar conflitos com o canal multimarcas.

Cenário

Assim como a maioria das marcas do Grupo Malwee, a Enfim tem grande participação no canal multimarcas, o que representa um volume de vendas considerável para a indústria.

Aprimorar canais e encontrar novas abordagens é fundamental para o desenvolvimento da marca.

ESTRATÉGIA UTILIZADA

Procuramos os momentos e jeitos certos de abordar o consumidor, buscando um público novo para a marca e alimentando o funil de vendas.

Para isso, trabalhamos as seguintes propostas estratégicas:

  • Calendário de Varejo Estratégico.
  • Mídia Direcionada (adwords, publieditoriais).
  • Relacionamento: Produção de Conteúdo.
  • E-mail mkt (com produção de conteúdo, para relacionamento com o consumidor e não apenas comercial).
  • Experiências de compra (embalagem de presente, cartão...).

SOLUÇÃO

Calendário de Varejo Estratégico

Desenvolvimento de um calendário de varejo que atendesse à dinâmica do canal, gerando fluxo constante para a loja.

Além disso, realizamos a análise do ambiente da marca para fomentar ações de branding, promocionais e de relacionamento com o consumidor neste canal.

Mídia Direcionada (adwords, publieditoriais)

Buscamos falar com um público novo, que ainda não conhecia a marca, sem “roubar” o consumidor do multimarca, mas lhe dando informações para que buscasse mais da marca na rede.

A mídia, baseada em segmentação de canal, perfil de público e estratégia de retargeting, tinha dois objetivos:

1. Brand Awareness, pois a Webstore era importante para a construção da marca no digital.

2. Venda, com fluxo e giro de produtos (must have).

Os publieditoriais ficaram totalmente alinhados com a estratégia de branding, mas focados na promoção da Enfim Webstore.

E-mail marketing

Produção de conteúdo relevante para o público.

Buscamos fazer a comunicação da marca de forma leve, ainda que comercial, para atrair o consumidor com assuntos de seu interesse e estreitar o seu relacionamento com os produtos da marca.

O que a marca diz, compartilha, e no que acredita precisa fazer sentido com o produto que ela entrega.

Experiência de compra

O digital não tem a mesma sensação nem oferece o mesmo envolvimento do PDV Físico, mas buscamos formas de deixar o consumidor bem assistido em toda a sua jornada de compra.

O encantamento que possibilita a recompra vai da identidade visual da loja, navegabilidade, facilidades e suporte durante e depois da compra, até o recebimento do produto em casa.

Acompanhamos a operação do e-commerce, dando insights e sugerindo melhorias que envolviam toda a jornada do consumidor (do impacto da marca ao recebimento do produto).

Como estamos sempre olhando para o lado estratégico do negócio, fizemos apontamentos, sugestões e provocações para aprimorar desde a estrutura da loja à operação do e-commerce (pagamento, logística, SAC).

RESULTADOS

56%

DE CRESCIMENTO NAS VENDAS DO E-COMMERCE

44%

DOS ACESSOS À WEBSTORE VIA GOOGLE ADWORDS

Estratégia baseada em segmentação de canal, focada no perfil do público e com estratégias de retargeting.

3,63%

TAXA DE CONVERSÃO ENTRE 2013 E 2015

No Brasil, a taxa média de conversão é de 1,65%.

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